Força Jovem


Ser jovem é algo festejado pela mídia, pelas artes e por todos, em qualquer âmbito. Uma época de muita energia, aspirações, conquistas e diversão. Mas é justamente nesta fase que algumas das piores tentações e diversos perigos podem prejudicar e até destruir de vez uma vida: vícios, prostituição, bullying, violência. Na contramão do que o mundo oferece como tentadoras iscas que levam à perdição, a IURD oferece a adolescentes e jovens uma opção diferente e que faz diferença a muita gente: o grupoForça Jovem (FJ), atuante em vários países.


O Força Jovem começou seus trabalhos em 1978, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ). Atividades culturais, esportivas, assistenciais e espirituais conduziram vários jovens ao caminho de Deus, assim como recuperaram outros de escolhas erradas que os levariam ao fim. Vários se tornaram livres do vício em drogas, álcool, prostituição e até do banditismo. Não só reouveram seu lugar de direito de filhos de Deus como levam a outras pessoas a mesma escolha.
A atuação do Força Jovem na evangelização é intensa. É o Evangelho indo aonde mais se precisa dele, seja pela pregação, pelas atividades culturais, a prática esportiva, a vida estudantil, o engajamento social ou a ajuda direta às pessoas carentes.
O FJ abriga vários outros grupos, de acordo com a área social de atuação:

Dose Mais Forte
Muitos dos que hoje fazem parte do FJ já tiveram, direta ou indiretamente, suas vidas ameaçadas pelas drogas. Por pouco não foram totalmente destruídos. O Dose Mais Forte aproveita a experiência destes jovens que já estiveram “do outro lado” e o venceram para mostrar a outros que também é possível a eles a vitória, bem como alertam a muitos antes que caiam. Jesus e a fé são doses mais fortes que qualquer droga, sem as falsas promessas delas.
Palestras e outros eventos mostram que a total recuperação dos dependentes químicos é uma realidade palpável e possível.



Jovem Nota 10
Independentemente da classe econômica, milhões de jovens têm dúvidas na escola e na faculdade. OJovem Nota 10 foi criado para esclarecer essas dúvidas à parcela da juventude entre 14 e 25 anos.
O projeto contribui para o crescimento intelectual, cultural e espiritual dos adolescentes, promovido por mais de 300 professores voluntários de todas as áreas escolares e acadêmicas, inclusive no que diz respeito ao ensino profissionalizante – e a tão temida fase pré-vestibular. Até mesmo um curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para comunicação com surdos é oferecido, além de um curso a preços bem camaradas para pequenos empreendedores.



Se Liga 16
É um movimento de cidadania que leva aos jovens de 16 anos ou mais o conhecimento sobre seus direitos e deveres. Mostra a eles que seu papel na sociedade é bem mais do que somente o de espectador passivo de tudo o que acontece ao seu redor. Leva-os à obtenção de seus documentos básicos, como Registro Geral (RG, ou Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de Eleitor.
Os jovens participam de eventos em que oferecem serviços à comunidade, no que diz respeito à saúde, documentação, elaboração de currículos, orientação jurídica e outros.

Esportes
O FJ está presente em alguns dos mais importantes esportes praticados e apreciados pela juventude. Por meio da atividade desportiva saudável, orienta, ensina e integra.
Diversas modalidades esportivas têm servido como uma preciosa chance de os jovens descobrirem os cuidados com a saúde e com o espírito, vencendo os desafios físicos e fortalecendo a fé diariamente. Entre os esportes utilizados pelo projeto estão o futebol, o vôlei, o basquete, o surfe, o judô e várias outras.

Cultura
De nada adianta querer fortalecer a fé e o corpo sem o uso da inteligência. O FJ atua intensamente no que concerne à cultura e às artes. Dança, música, escrita, teatro, vídeo e várias outras formas exercitam a mente e levam para mais perto de Deus.
Muitos jovens não teriam, não fosse pela FJ, acesso a lugares relevantes à boa formação cultural, como cinemas, museus, teatros e até mesmo passeios de cunho ecológico e histórico.


"Ser jovem é nunca deixar de sonhar"












Nenhum comentário:

Postar um comentário